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A ESTAMPAGEM COMO FASE FINAL DO
PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS
IMAGENS
A estampagem neste processo constitui uma parte
essencial do mesmo já que permite ao artista fazer
intervenções diretas sobre a imagem final. Aspetos
como o modo como se tinge, que deixa mais ou
menos carga de tinta, o tingido parcial das telas
commini raquetes, a sobreimpressão deslocada da
mesma tela, as reservas parciais com moldes ou a
colagem incorporando outros elementos são alguns
dos aspetos determinantes nesta fase do processo.
AS IMAGENS DO CURSO
Como era de esperar, as imagens obtidas no curso
são excecionais. Isto deve-se à conjunção de mui-
tos fatores, mas especialmente a dois: à categoria
profissional dos artistas participantes e ao inte-
resse do projeto artístico proposto.
O curso foi composto por um grupo de vinte artis-
tas convidados que reúnem a dupla condição de
desenvolver uma atividade artística profissional e,
paralelamente, uma atividade docente universitá-
ria. Fizeram parte deste curso numerosos catedrá-
ticos e titulares de distintas universidades
espanholas e portuguesas. O interesse desta con-
dição docente da maioria dos participantes está na
possibilidade de difundir estes conhecimentos nos
seus respetivos centros, alcançando, assim, outro
dos objetivos do curso.
Com uma seleção das imagens mais interessantes
do curso realizar-se-á uma exposição no Museu da
Guarda, coincidindo com o Salão de Outono, que
está previsto realizar este ano. Esta exposição é a
primeira de uma itinerância que está prevista por
distintos centros oficiais de Espanha e Portugal.
Este caráter itinerante reforça a importância e
transcendência que teve o projeto que, deste
modo, transcende o próprio contexto do Simpósio
LA ESTAMPACIÓN COMO FASE FINAL
DEL PROCESO DE CREACIÓN DE LAS
IMÁGENES
La estampación en este proceso constituye una
parte esencial del mismo ya que permite al artista
hacer intervenciones directas sobre la imagen
final. Aspectos como el modo como se entinta, que
deja más o menos carga de tinta, el entintado par-
cial de las pantallas con mini-raquetas, la sobreim-
presión desplazada de la misma pantalla, las
reservas parciales con plantillas o el collage incor-
porando otros elementos son algunos de los aspec-
tos hacen determinante esta fase del proceso.
LAS IMÁGENES DEL CURSO
Como era de esperar las imágenes obtenidas en el
curso son excepcionales. Esto se debe a la conjun-
ción muchos factores, pero entre ellos especial-
mente a dos: la categoría profesional de los artistas
participantes y al interés del proyecto artístico pro-
puesto.
El curso lo ha constituidos un grupo de veinte ar-
tistas invitados que reúnen la doble condición de
desarrollar una actividad artística profesional y pa-
ralelamente una actividad docente universitaria.
Han formado parte del curso numerosos Catedrá-
ticos y Titulares de distintas universidades espa-
ñolas y portuguesas. El interés de esta condición
docente de la mayoría de los participantes está en
la posibilidad de difundir estos conocimientos en
sus respectivos centros con lo que se logra otro de
los objetivos del curso.
Con una selección de las imágenes más interesan-
tes del curso se realizará una exposición en el
Museo de Guarda coincidiendo con el Salón de
Otoño que hay previsto realizar este año. Esta ex-
posición es la primera de un recorrido que está
previsto por distintos centros oficiales de España
y Portugal. Este carácter itinerante refuerza la im-
portancia y trascendencia que ha tenido este pro-
yecto que de este modo trasciende el propio