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cesso lento, complexo em equipamento e de rendi-

mento limitado no que respeita à qualidade dos re-

sultados. Na Serigrafia Digital o tempo empregue

para obter uma tela é um minuto e a qualidade da

imagem é extraordinária. A alta qualidade do pro-

cesso permite imprimir telas de até 200 fios por

cm, o que confere à imagem final uma altíssima de-

finição.

Por outro lado, e como consequência desta maior

qualidade na serigrafia digital, abrem-se as portas

ao tratamento digital prévio da imagem. Isto per-

mite-nos transformações na imagem através de

programas tão ricos e complexos como o

Photos-

hop, Corel Draw

ou

Illustrator

.

Outro dos aspetos não menos interessantes deste

processo é que a estampagem é manual. Isto per-

mite ao artista introduzir, nesta fase final da cria-

ção da imagem, um grande número de recursos

gráficos de estampagem que lhe permitem estabe-

lecer um maior controlo no propósito gráfico da

sua proposta. Neste curso, entre as propostas de

recursos de estampagem deu-se destaque à sobre-

impressão de várias telas para obter a imagem e

ao tintado parcial de telas com recurso ao cha-

mado monotipo serigráfico.

AS PROPOSTAS INICIAIS DE REFERÊNCIA

PARA TRANSFORMAÇÃO

DA IMAGEM

Um dos aspetos mais relevantes deste projeto ar-

tístico foi o dar a conhecer numerosos recursos de

transformação das imagens de origem fotográfica.

Para isso, utilizaram-se vinte e dois modos distin-

tos de transformação da imagem gerada através

de alternativas derivadas do programa

Photoshop.

De seguida, mostram-se as diferentes alternativas

que serviram como referência para a transforma-

ção das imagens dos participantes do curso.

rendimiento limitado en la calidad de los resulta-

dos. En la Serigrafía Digital el tiempo empleado

para obtener una pantalla es de un minuto y la ca-

lidad de la imagen es extraordinaria. La alta calidad

del proceso permite imprimir pantallas de hasta

200 hilos por cm., lo que confiere a la imagen final

una definición altísima.

Por otra parte, y como consecuencia de esta mayor

calidad en la serigrafía digital se abren las puertas

del tratamiento digital previo de la imagen. Esto

nos permite introducir transformaciones en la ima-

gen a través de programas tan ricos y complejos

como el

Photoshop, Corel Draw,

o

Illustrator

.

Otro de los aspectos no menos interesantes de

este proceso es que la estampación es manual.

Esto permite al artista introducir en esa fase final

de la creación de la imagen un gran número de re-

cursos gráficos de estampación que le permiten

establecer un mayor control en la intención gráfica

de su propuesta. En este curso, entre las propues-

tas de recursos de estampación se dio relevancia

a la sobreimpresión de varias pantallas para la ob-

tención de la imagen y al entintado parcial de las

pantallas con el recurso llamado monotipo serigrá-

fico.

LAS PROPUESTAS INICIALES DE

REFERENCIA PARA LA

TRANSFORMACIÓN DE LA IMAGEN

Uno de los aspectos más relevantes de este pro-

yecto artístico ha sido el dar a conocer numerosos

recursos de transformación de las imágenes de ori-

gen fotográfico. Para ello se aportaron veintidós

modos distintos de transformación de la imagen

generado a través de alternativas derivadas del

programa de

Photoshop.

A continuación se mues-

tran las distintas alternativas que sirvieron a los

participantes del curso como referencia para la

transformación de sus imágenes.